Mapa do SiteOutlook Mail

CGE capacita municípios para a prática do controle interno

PDF Imprimir E-mail

A Associação Piauiense de Municípios (APPM), através da Escola dos Municípios do Piauí, promove para seus filiados o Curso de “Controle Interno Governamental na Prática”. A aula iniciou nesta quarta-feira (26) e segue até a sexta-feira (28), ministrada pelo auditor governamental da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Márcio Rodrigo Souza. 

controleinterno2

O curso tem o objetivo de desenvolver competências profissionais para exercer atividades de controle interno no setor público municipal, baseadas em boas práticas de gestão de riscos e governança. 

Cerca de 70 pessoas de norte a sul do Piauí participam do evento. Entre os municípios filiados à APPM com representantes presentes estão: Piripiri, Pedro Laurentino, São João da Varjota, São Pedro do Piauí, Uruçuí, Vera Mendes, Assunção do Piauí, Capitão Gervásio, Itaueira, Demerval Lobão e Massapê do Piauí. 

De acordo com Márcio Rodrigo Souza, a necessidade dos municípios terem seus controles internos atuantes é ainda maior. Ele explica o porquê.

“Os municípios são grandes executores de políticas públicas nas áreas de educação, saúde,  assistência, saneamento, entre outras. Em contraponto, são os menos favorecidos na repartição dos recursos tributários, o que exige esforços redobrados dos gestores para fazer uma gestão eficiente e regular. O sistema de controle interno baseado em gestão de riscos e governança objetiva auxiliar nesse processo de maneira decisiva”.

controleinterno1

Pedro Moreira Rodrigues, controlador interno no município de Uruçuí, veio a Teresina para participar da capacitação e destaca a necessidade de um aprimoramento constante. 

“É sempre bom procurar reciclar, aprender novas técnicas para aplicar no município, ou seja, um aperfeiçoamento necessário, já que precisamos ter um controle interno forte para que a despesa seja feita de maneira correta, dentro da legalidade e com eficácia”, ressaltou.

 

controleinterno4

controleinterno3

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar